Uruguay de carro.
- Raiza Nagel
- 8 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2024
Um pouco da minha história com esse país que ganhou meu coração.
Já pensou em visitar o Uruguay de carro? Eu tenho feito esse trajeto nos últimos 10 anos e posso dizer, é cansativo, mas além de ser econônico, vale muito a pena!
Da cidade onde moro, Joinville em Santa Catarina até a cidade de Chuy no Uruguay, são 1.125 km. Distância essa que percorri pela primeira vez em 2014 e desde então, percorro todos os anos no feriado de Carnaval.
O trajeto em si é bem tranquilo, boas estradas, a maioria duplicada, muitos postos de combustíveis pelo caminho sendo possível parar sempre que necessário, mas a duração do trajeto em si, é um tanto cansativa. A duração em horas vai depender de quantas pessoas estão revezando no volante, as paradas e o cansaço, mas em média são 16 horas até chegar a fronteira.
Já são dez anos visitando o Uruguay. Sempre de maneira muito rápida mas tentando ao máximo aproveitar o país.

Na foto: Eu e minha amiga Daniela, na última viagem ao Uruguay. Fevereiro, 2024.
Como se preparar para a viagem.
Vou deixar algumas dicas que vão facilitar a sua passagem pelo Uruguay.
Faça uma revisão mecânica no carro antes da viagem. Leve lanches, água, energéticos também são uma ótima opção. Use uma roupa bem confortável, são várias horas de viagem!
Chegando na cidade Chuí, RS procure por uma casa de câmbio e faça a troca do dinheiro por ali. A cotação é boa e varia pouco entre as casas de câmbio.
O valor vai depender de quantos dias você vai ficar e se prefere pagar em dinheiro ou no cartão.
A Nomad possui taxa de IOF reduzida em comparação aos bancos tradicionais. A cotação é feita no dia. Você pode fazer seu cadastro aqui e ganhar 20 doláres assim que fizer a primeira conversão.
Deixe o dinheiro para pagar alguma comida pelo caminho ou itens de menor valor.
Compre um chip de telefone! Caso você não possua um plano que te permita usar fora do Brasil, em qualquer lojinha do Chuí você compra um chip já com créditos que sairá em média R$50,00.
Tenha os endereços dos locais que você pretende visitar salvos no Google Maps. Isso irá facilitar bastante o seu deslocamento no país.
Caso não saiba como fazer, te ensino aqui.
O que preciso saber antes de ir de carro?
Você deve estar em posse do documento CRLV e ter emitido a carta verde, além de estar com seus documentos pessoais, passaporte ou carteira de identidade com até 10 anos pós emissão. Para o motorista, é necessário levar habilitação.
Ao chegar na fronteira Brasil x Uruguay, é necessário que o proprietário do veículo esteja na direção, em posse de seus documentos e os documentos do carro como CRLV e carta verde.
Será necessário estacionar o carro e ir na imigração com seus documentos, preencher um formulário simples e pronto! Você está apto a seguir viagem.
Carta Verde: Se você possui seguro do carro, geralmente a carta verde está incluída, é só falar com seu corretor, caso não esteja, qualquer corretor pode emitir. O valor varia de acordo com a quantidade de dias que irá ficar no país. Esse documento é obrigatório!
Caso o carro não esteja em seu nome, será necessário emitir uma procuração. Mais detalhes você encontra no site do consulado uruguaio.
Dica de ouro: Se você pretende ir até Punta del Este, já na imigração, compre a tag de pedágio (Telepeaje). É tempo economizado na estrada.
Lembre-se: o Uruguay não aceita a carteira de habilitação como documento para entrar no país, entretanto o condutor do veículo deve levá-la pois pode ser requisitado na imigração ou em alguma blitz policial uruguaia.
Passei a fronteira, e agora?
Agora é aproveitar essa viagem incrível. O Uruguay é um país pequeno com boas estradas e você consegue percorrer as principais cidades facilmente de carro.
Deixo aqui algumas distância de quais cidades conhecer:
Chuy a Punta del Diablo: 43 km
Punta del Diablo a Cabo Polônio: 66 km
Punta del Diablo a Punta del Este: 180 km
Puntal del Este a Montevideo: 131 km
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo ou me siga no instagram em Viagens da Rai.
Nas fotos: Alguns registros feitos das viagens aos Uruguay.
Comments