Bienvenidos a El Chaltén: a capital do trekking.
- Raiza Nagel
- 8 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Um pouco sobre essa cidadezinha fria, localizada na Patagônia Argentina e destino de trilheiros do mundo inteiro.
El Chaltén fica localizada na Patagônia Argentina na seção Lago Viedma do Parque Nacional Los Glaciares, sua população gira em torno de 1.600 habitante e pertence a província de Santa Cruz. É famosa pelas inúmeras trilhas com paisagens encantadoras.
Possui nome de origem aonikenk (idioma falado pelos Tehuelches) que significa: “Montanha que solta fumaça”
É nessa cidade que se localiza o famoso Cerro Fitz Roy com seus 3.375 m. O Fitz Roy pode ser visto de praticamente qualquer ponto da cidade, e sinceramente, foi a coisa mais linda que já vi até hoje.

Para chegar a El Chalten, caso você já esteja pela região, mais precisamente em El Calafate, é muito fácil.
Há ônibus todos os dias e a duração da viagem é cerca de 2:40h. Você irá pagar algo em torno de 8.500 pesos argentinos ou na cotação de hoje, R$50.
As passagens podem ser compradas no site Plataforma 10 ou diretamente na rodoviária. A depender da época que você vá a El Chaltén, sugiro garantir a compra da passagem de ida e volta no site acima indicado.
O que você precisa saber antes de ir.
A depender da época que você irá conhecer El Chaltén, a região é eu diria, extremamente fria, para nós, brasileiros. Eu fui no mês de Maio/2023 e peguei temperatura de -3ºC ao meio dia.
Leve roupas quentes e confortáveis. Não se esqueça que é importante um calçado adequado para trilhas e preferencialmente impermeável ou semi impermeável, já que você irá andar sobre a neve, sim, neve!!!
Tenha uma hospedagem garantida. Como o período que eu fui era muito próximo a temporada de inverno, vários estabelcimentos já estavam fechados. O pessoal que reside na Patagônia aproveita o inverno que é bem rigoroso em questão de temperatura e tira férias, fechando a maioria dos comércios locais como restaurantes, hotéis, hostel e mercados.
Eu me hospedei no Rancho Aparte Hostel. Simples, mas com boa localização, muito próximo do Fitz Roy e com opções próximas para fazer refeições.
Defina quais trilhas você irá fazer. No site da All Trails você consegue um resumo sobre elas e assim fica mais fácil você decidir quantos dias ficar na cidade.
El Chaltén possui restaurante e alguns bares, cheguei a ver bares com música, quase como uma festa, mas não cheguei a ir porque fui com o intuito de fazer o Fitz Roy, que é uma trilha extensa e meu tempo estava apertado, ficando apenas uma noite por lá.
Aproveitem para provar o prato típico da região no restaurante Rancho Grande, ao ladinho do Rancho Aparte Hostel. Bons preços e comidas deliciosas.

Na foto: Locro, prato que reúne ensopado de feijão branco, abóbora, carnes, linguiça e vários temperos.
Principais trilhas de El Chaltén.
El Chaltén é conhecida como a capital do trekking. A pequena cidade costuma receber muitos turistas atrás das paisagens encantadoras que a cidade oferece.
Há trilhas de várias complexidades, são muito bem demarcadas e sinalizadas, sendo possível fazê-las sozinho. Antes de se arriscar, pesquise a distância e intensidade e só faça a trilha se estiver em boa condição física.
Ao chegar em El Chálten deixei as coisas do hostel e fui fazer a trilha Mirador Cerro Torre. É uma trilha fácil bem próxima da cidade, com uma paisagem linda. Você pode seguir na trilha até a Laguna Torre ou pode fazer um trajeto mais curto, como eu fiz, que foi até o Mirador.
Na foto: Mirador Cerro Torre.
Chegando no Hostel, conheci um peruano que me deu várias dicas sobre a trilha do Fitz Roy. Sou imensamente grata porque eu pude presenciar o nascer do sol refletindo na montanha. Indiscutívelmente lindo.
Eu subi o Fitz Roy no dia 02 de maio de 2023. Nessa época do ano, demora muito para ficar claro ao amanhacer.
Comecei a trilha as 7h da manhã, completamente escuro, fiz uma boa parte de lanterna, e foi bem tranquilo, porque por mais que eu não via nada caso desligasse a lanterna, a trilha era bem demarcada e larga.
São um total de 23km de trilha, intensa e com vários desafios, mas imensamente recompensador. Nessa postagem eu conto mais sobre como foi subir o Fitz Roy.
Seguem algumas opções de trilhas:
Laguna Torre: Difícil - 18,2 km
Laguna Capri: Difícil - 9,5 km
El Pilar Laguna de los Três: Difícil - 21,5 km
Chorillo del Salto: Fácil, 6,6 km
Loma del Pligue Tumbado: Difícil, 22km
Laguna Sucia: Difícil, 22km
Na foto: Fitz Roy. Amanhecer, foto no mirador e fotos no cume.
Ficou com dúvida sobre alguma informação? Entre em contato comigo ou acesse Viagens da Rai.
Comments